Recaida é erro evitavel
Introdução
Prevenção de Recaída
A “prevenção de Recaída” visa conscientizar você para antecipar, prevenir, modificar, enfrentar, e lidar com situações que o coloque em risco de recaída, situações que o faça voltar a consumir álcool ou outras drogas.
Instrumentos:
- Você
- Equipe técnica
- Família
- Programa
Muitos são os fatores que levam alguém a experimentar substâncias psicoativas. A sucessão no seu uso aprisiona a pessoa que passa a viver em função da sua utilização, instalando-se a dependência química. As conseqüências levam a perdas e a “dor”. Na maioria das vezes é necessário “intervenções” para que a pessoa possa perceber sua dependência e buscar caminhos para encontrar de volta liberdade de “experimentar” uma vida sem drogas.
Situação protetora
Podemos definir situação protetora como sendo uma condição que pode contribuir para diminuir a probabilidade do uso de spa. Essas situações devem ser estimuladas e assim potencializar a mudança no seu novo estilo de vida.
Situação provocadora
Se define situação provocadora como sendo qualquer situação que possa despertar o desejo do uso de substâncias psicoativas, ou seja, lembranças, amizade, lugares relacionados ao uso de drogas no passado, imagens ou pessoas que compartilhavam o uso.
Situação de risco
É qualquer situação provocadora que se apresenta diante da pessoa de maneira imprevisível ou não.
Exemplos de situações de Risco:
- Alguns lugares.
- Pessoas.
- Hábitos de vida.
As situações de risco podem ocorrer de duas formas:
a) Programada: Quando conscientemente a pessoa se coloca em uma situação provocadora que possa ter como conseqüência uma situação de risco.
Ex. Junior em sua agenda de sexta-feira decide ir a uma festa com seus amigos com os quais ele usava spa no passado. (Situação Provocadora). Na festa Silvane Fumaça ascende um “baseado” e oferece a Junior.
b) Não Programada: Quando a pessoa se vê diretamente diante da Situação de Risco sem que tenha previsto a mesma.
Ex. Júnior ao caminhar pelo parque encontra Silvane Fumaça fumando um baseado e esta lhe oferece uma bola.
O que fazer frente a uma situação de risco
Frente a uma Situação de Risco, a pessoa tem duas opções:
1) ou enfrenta a situação de risco – resposta de enfrentamento
2) ou não.
Quanto mais e melhor você aprender a lidar com as Situações de Risco, mais forte será a sua capacidade para lidar com outras Situações de Risco que aparecerem em sua vida. Nós chamamos isso de auto-eficácia, ou seja, é a habilidade que você tem para lidar com as situações de risco sem beber ou usar drogas.
O que é agenda
Em nosso programa de Prevenção de Recaída vamos estabelecer um plano de tratamento que proponha a você uma vida sem o uso de drogas. Para isso é fundamental restabelecer padrões através de um instrumento principal de ação que nos definimos como “agenda”. A agenda é um instrumento que objetiva, de forma concreta, a organização dos comportamentos e a busca por hábitos novos, possibilitando a identificação de situações protetoras, provocadoras e de risco. O importante é desenvolver as habilidades para lidar com as situações de risco e modificar seu estilo de vida.
Responda as seguintes questões com base em sua experiência de vida passada:
Quando você iniciou o uso de spa? Por que?
Quando você sentia prazer sob o uso de spa?
O que você sentia quando estava sem usar?
O que representa para você o sentimento da falta no uso de spa?
Liste quais as pessoas que se beneficiam diretamente com o seu Tratamento de Dependência Química:
Liste quais as pessoas que se beneficiam indiretamente com o seu Tratamento de Dependência Química:
Descreva seu estilo de vida hoje:
Em nosso Programa de Tratamento priorizamos a modificação do estilo de vida, pois determinados lugares, pessoas e hábitos, devem ser revistas, evitando assim a recaída.
Quais mudanças você deseja efetuar em sua vida?
Segunda-feira data __/___/___
O que você entende por situação protetora?
Com base em sua agenda de final de semana faça uma lista de todas as situações e fatores que protegeram você de usar alguma substância psicoativa em seu final de semana.
Lista de situações protetoras do final de semana:
Liste as pessoas que se beneficiaram diretamente por você não ter usado SPA´s em seu final de semana:
O que você entende por situação provocadora?
Tendo base sua agenda de final de semana, faça uma lista de todas as situações que possam ter provocado o desejo de uso de substâncias psicoativas.
Lista de situações provocadoras do fim de semana:
Comenta sobre elas:
Houve alguma situação de risco no seu final de semana
( ) Sim ( ) Não
Liste-as:
Como você reagiu a elas?
Agenda da semana
Vamos agora trabalhar a agenda desta semana que se inicia. No primeiro momento vamos preencher nossa agenda até sexta de manhã. Lembrando de:
Família
Lazer
Atividades físicas
Trabalho
Estudo
Espiritualidade
Relações Sociais
Trabalhe em sua agenda fatores de proteção, de risco, bem como tudo que possa vir a provocar o uso de spa.
Lembrando sempre dos exemplos de “Situações de Risco”
Lugares, pessoas e hábitos antigos de vida.
Procure identificar na sua agenda, para esta semana, situações:
Situações protetoras
Situações provocadoras
Projeto de Vida
Tendo como base as informações recebidas,faça o seu Projeto de Vida para esta semana.
Projeto de Vida:
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Terça-feira data ___/___/___
Sinalizadores
Fissura ou compulsão é o desejo intenso de beber ou usar droga. NÃO é sinal de fracasso no tratamento. É um evento NORMAL no processo de recuperação.
Fissuras e compulsões podem ser diferentes em intensidade e freqüência de pessoa para pessoa. Alguns até relatam não sentir fissuras, após entrarem em tratamento. Outros se sentem um pouco confusos e não conseguem saber direito se aquilo que estão sentindo é fissura mesmo ou é “nervosismo”.
Fissuras podem ocorrer mesmo que você esteja envolvido ativamente em seu Plano de Recuperação.
Muitas coisas no seu ambiente cotidiano podem ser vir como acionadores de uma fissura.
Determinadas pessoas, lugares, cheiros, gostos,podem servir como pistas, indicadores, sinais, senhas para a fissura. São os chamados SINALIZADORES.
Alguém que está se recuperando de seu envolvimento alcoólico, a ver uma garrafa de sua bebida preferida, pode sentir um desejo intenso, uma fissura, uma vontade de beber. A garrafa de bebida, neste caso, é um sinalizador.
Para Pedro, por exemplo, um dos sinalizadores mais importantes era seu amigo André, que sempre passava em sua casa para irem juntos ao bar encontrar-se com os amigos e beber.
Quadro 1
Tente identificar e faça uma lista a seguir dos possíveis sinalizadores com os quais poderá se deparar:
Estratégias para lidar com os Sinalizadores
Qual o seu plano para lidar com sinalizadores que você poderá encontrar em sua vida?
Ex: Pedro falou com seu amigo André e explicou que está fazendo um tratamento para Dependência Química. Por isso não gostaria de que ele o convidasse para ir ao bar.
Descreva a seguir todas as possíveis estratégias que você poderá usar para lidar com os seus sinalizadores no quadro 1.
O que você entende por situação de risco
Horário de Risco
Algumas pessoas estabelecem, ao longo do tempo, alguns horários em que costumam beber ou usar drogas. Outros só bebem ao final do dia no bar com os amigos, outros têm o hábito de fumar um baseado somente quando “saem para noite”. São os Horários de Risco.
Liste quais os seus Horários de Risco em Dias Úteis?
Habilidades para lidar com Situações de Risco.
Todos nós, seres humanos, temos maior ou menor habilidade para lidar com determinados sentimentos e situações de nosso dia-a-dia.
Algumas pessoas acreditam, mesmo sem se dar conta disto, que bebendo ou usando outras drogas podem esquecer sentimento ou situações desagradáveis. Esse é um equívoco, após o efeito da droga os problemas voltam o que faz a pessoa usar a substância novamente se tornando mais a frente um abusador ou dependente.
Você mesmo já deve ter passado por muitas situações difíceis, conflitantes, confusas, estressantes, ou, ao contrário, alegres, de bem-estar, de felicidade total, das quais o álcool ou a droga fizeram parte. Agora que você iniciou um processo de recuperação é importante dar-se conta de como as drogas tiveram uma participação ativa ao longo da sua vida, tanto nas situações boas, como ruins.
Muita gente se torna tão dependente do álcool ou de outra droga que parece não conseguir pensar em obter prazer sem ela. Para a prevenção de recaída, é necessário que você aprenda a identificar qualquer situação que ponha em risco sua meta de recuperação. Uma vez identificadas às situações de risco, o passo seguinte é a aquisição das habilidades necessárias para enfrentá-las do jeito mais certo, lidar com elas de forma eficaz e adequada, que produza um resultado satisfatório, aumentando a sensação de domínio, de estar dono da situação (auto-eficácia).
Saber identificar limites e dificuldades de enfrentamento (baixa auto-eficácia) é o primeiro passo no desenvolvimento de planos para se prevenir recaídas.
Descreva brevemente os hábitos que podem o levar as situações de risco:
No espaço abaixo descreva o que poderá acontecer se você enfrentar uma situação de risco:
Como você se sente depois de ter superado uma situação de risco?
No espaço abaixo descreva o que poderá acontecer se você não enfrentar a situação de risco:
Como você se sente depois de não ter enfrentado uma situação de risco?
Levantamento das situações de risco
Várias situações de risco podem surgir no seu dia-a-dia. Pensamentos, sentimentos, atitudes e comportamentos ocorrem o tempo todo durante o seu dia, apesar de você muitas vezes nem perceber.
Isto pode acabar levando-os, aos poucos, a tomar decisões aparentemente irrelevantes que, em uma série encadeada, direcionam você para a recaída.
No processo de recuperação, é importante você identificar diariamente as situações de risco e provocadores de uso de substâncias psicoativas.
Para isso utilize sua agenda, ou seja programe o seu dia-a-dia, evitando situações provocadoras do uso.
Exemplo:
João fez seu Levantamento das Situações de Risco, e na segunda-feira anotou o seguinte:
Situação: José me procurou, como de costume às seis horas da tarde.
Sentimento: Estou cansado do meu trabalho hoje. Pra variar, meu chefe me humilhou na frente dos outros.
Pensamentos: Se eu fosse até o bar, poderia relaxar, bem que eu mereço.
Atitude: Antes que à vontade de ir ao bar aumentasse, falei para o José que eu estava fazendo um plano de recuperação da minha história, e que isto incluía em não beber. Bem que eu gostaria de ir ao bar, é tão legal encontrar com todo mundo, mas eu preciso seguir meu objetivo.
Resultado: Funcionou.
Com base no texto “levantamento das situações de risco” faça o seu levantamento:
Situações de Risco:
Sentimento:
Pensamento:
Atitude:
Resultado:
Descreva uma situação pessoal de Recaída:
Quarta-feira data___/___/____
Modificação do Estilo de Vida.
Com a evolução de seu envolvimento com álcool ou drogas, você pode ter mudado muitas coisas em sua vida, no seu “jeito de ser”. Você modificou seu estilo de vida. Procure agora fazer modificações que lhe beneficiem e o auxiliem no tratamento.
Áreas a serem modificadas no seu estilo de vida em relação:
Comportamento/atitudes
Família
Relacionamento social/amizades
Finanças
Espiritualidade
Título do Filme: ______________________________________________
Faça um relatório do filme, procurando ressaltar a idéia principal que o mesmo trouxe para você, bem como as mudanças de hábitos na vida dos atores.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Com base na sua compreensão do filme quais mudanças de hábitos que você pode imprimir em sua vida:
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Quinta-feira data___/___/___
Levantamento de auto-eficácia em diferentes situações da vida.
Responda da seguinte forma:
( 0 ) NENHUMA AUTO-EFICÁCIA: Não tenho nenhuma habilidade para lidar com esta situação, se (ou quando) ela ocorrer. Preciso aprender estratégias de enfrentamento para esta situação de risco.
( 1 ) POUCA AUTO-EFICÁCIA: Tenho alguma habilidade para lidar com esta situação de risco, porém, preciso melhorar as habilidades necessárias para lidar com esta situação de risco.
( 2 ) SUFICIENTE AUTO-EFICÁCIA: Tenho habilidade suficiente para lidar com esta situação de risco.
Habilidade para lidar com emoções negativas
1. Quando eu me sinto deprimido, triste, desanimado.
2. Quando estou ansioso ou estressado.
3. Quando sinto angústia, sem razão aparente. Quando eu me sinto deprimido, triste, desanimado.
4. Quando me sinto sozinho, isolado.
5. Quando estou preocupado.
6. Quanto me sinto culpado ou envergonhado.
7. Quando me sinto frustrado quando alguma coisa não deu certo.
8. Quando me sinto tímido, inibido.
9. Quando me sinto rejeitado, ou “por baixo”.
10. Quando me sinto criticado, ou humilhado.
11. Quando sinto pena de mim mesmo.
12. Quando me vêm lembranças ruins da minha vida.
13. Quando sinto inveja ou ciúmes.
14. Quando me sinto confuso ou atrapalhado.
15. Quando sinto raiva ou ressentimento.
16. Quando sinto tédio da vida.
Enumere as situações que você é mais vulnerável neste grupo:
Como enfrentar uma situação de risco quando se apresenta em forma de Emoções Negativas:
Habilidade para lidar com situações difíceis:
1. Enfrentar compromissos ou reuniões sociais.
2. Enfrentar reuniões de trabalho.
3. Falar em público.
4. Falar com estranhos.
5. Falar com chefe ou superior.
6. Lidar com desentendimento no trabalho.
7. Lidar c/ discussões e/ou desentendimento c/ cônjuge ou familiar.
8. Iniciar relacionamento amoroso.
9. Terminar relacionamento amoroso.
10. Lidar com cônjuge ou namorada que também bebem ou usam droga.
11. Lidar com o fato de que todos os amigos também bebem ou usam droga.
12. Enfrentar situações de doença ou morte.
13. Enfrentar notícias ruins.
14. Lidar com viagens.
15. Lidar com negócios.
Em Que Situações Você è Mais Vulnerável Neste Grupo?
Como enfrentar uma situação de risco quando se apresenta em forma de Situações Difíceis:
Habilidade para lidar com a diversão e o prazer:
1. Em comemorações e festas, ou boates.
2. Quando me sinto eufórico, alegre, excitado.
3. Quando estou com amigos que estão bebendo ou usando drogas.
4. Quando alguma coisa boa me acontece.
5. Quando recebo dinheiro.
6. Quando estou apaixonado.
7. Lidar com situação sexual.
8. Quando assisto à TV.
9. Quando pratico esportes, exercícios, caminhadas.
10. Quando saio para viajar, para praia, pescarias.
11. Nos fins-de-semana ou feriados.
12. Nas férias.
Em Que Situações Você É Mais Vulnerável Neste Grupo:
Como enfrentar uma situação de risco quando se apresenta em forma de Diversão e o Prazer:
Habilidade para lidar com problemas físicos ou psicológicos:
1. Lidar com insônia.
2. Lidar com problemas sexuais.
3. Lidar com dores físicas.
4. Lidar com doença própria.
5. Lidar com doença ou morte na família.
6. Lidar com cansaço ou sono.
7. Lidar com sentimento de solidão, isolamento.
8. Lidar com sentimento ou pensamentos desagradáveis.
9. Lidar com medos (andar de avião, de sair à rua, ou outro medo)
Em Que Situações Você É Mais Vulnerável Neste Grupo:
Como enfrentar uma situação de risco quando se apresenta em forma de Problemas Físicos ou Psicológicos:
Habilidade para lidar com o hábito de usar álcool ou drogas:
1. Quando termino o trabalho.
2. Quando chego em casa, no fim do dia.
3. Quando vejo bebidas alcoólicas ou drogas por perto.
4. Quando vejo pessoas bebendo ou usando drogas.
5. Quando amigos me oferecem (ou pressionam) para beber ou usar droga.
6. Quando eu visito certas pessoas ou quando recebo visita dessas pessoas.
7. Quando sinto vontade de beber nas refeições, ou em outras situações nas quais eu habitualmente bebia ou usava droga.
8. Quando vou a shows, ou a partidas de futebol.
Em Que situações Você É Mais Vulnerável Neste Grupo:
Como enfrentar uma situação de risco quando se apresenta em forma de hábito de usar álcool ou drogas:
Habilidade para lidar com o tratamento
1. Quando sinto que meu tratamento está indo muito lento ou é mais difícil do que eu imaginava.
2. Quando sinto que ainda falta muito caminho a percorrer para minha recuperação.
3. Quando estou com excesso de confiança na minha recuperação (“nunca mais vou beber”).
4. Quando penso que não vou ser capaz de obter prazer de viver sem beber ou usar droga (“a vida fica muito sem graça”).
5. Quando sinto falta de metas e objetivos na vida.
6. Quando penso que estou velho demais para parar (“agora já é tarde”).
7. Quando penso que posso aproveitar mais um pouco (“só vou dar um tempo”).
8. Quando penso em experimentar de novo, só para testar o meu controle.
9. Quando sinto que não quero me envolver com o tratamento (“me forçaram a me tratar”).
10. Quando sinto que não estou trabalhando no meu Plano de Recuperação (“acho um saco tudo isso”).
11. Quando sinto que não estou colocando em prática o meu Plano de Recuperação.
12. Quando sinto que o tratamento não está me ajudando.
13. Quando sinto que o meu terapeuta (ou a equipe terapêutica) não está me ajudando.
14. Quando sinto que a minha família não está me ajudando.
15. Outra situação (descreva).
Em Que Situações Você É Mais Vulnerável Neste Grupo:
Como enfrentar uma situação de risco se utilizando do tratamento:
Atividades Físicas e de Lazer
Estabelecidos seus horários de risco, você deve planejar atividades alternativas ao seu antigo hábito de beber ou usar drogas. Abra espaço na sua vida para o lazer e a atividade física. Pratique um esporte saudável sozinho ou em grupo. Promova a modificação de seu estilo de vida, transforme seus hábitos antigos em hábitos saudáveis. Portanto, aproveite para fazer natação, caminhadas, exercícios. E também abra um horário na sua agenda para atividades de lazer, como por exemplo, a leitura daquele bom livro. Leve sua esposa (o) ou namorada (o) ao cinema. É importante que você desenvolva novas atividades e interesses que não estejam associados ao antigo uso de álcool e drogas.
Talvez você tenha que trocar grande parte de suas amizades. Quem sabe começar um programa de condicionamento físico, ou fazer aquele curso de teatro, música, mecânica que você há muito tempo queria fazer.
Atividades físicas
Relacione as ATIVIDADES FÍSICAS que você está se comprometendo a realizar, segundo o seu PLANO DE RECUPERAÇÃO, indicando os horários.
Atividades Físicas Horários
Atividades de lazer
Relacione as ATIVIDADES DE LAZER que você está comprometido a realizar, segundo o seu PLANO DE RECUPERAÇÃO no próximo final de semana:
Atividades de Lazer Horários
Estratégia é um plano de ação.
É a arte de usar e aplicar instrumentos necessários para atingir o objetivo de enfrentar e lidar com uma situação de risco.
Sexta-feira data___/___/___
Balanço da semana
Consulte sua Agenda desta semana e procure fazer um levantamento das Situações de Risco do seu dia-a-dia.
Diante da sua análise da agenda, procure responder se houve situação de risco - ( ) Sim ( ) Não
Se houve situações de risco responda:
Quais foram?
Com quem você estava?
Onde ocorreu a situação de risco?
João fez seu Levantamento das Situações de Risco, e na segunda-feira anotou o seguinte:
Situação: José me procurou, como de costume às 6 horas da tarde.
Sentimento: Estou cansado do meu trabalho hoje. Pra variar, meu chefe me humilhou na frente dos outros.
Pensamentos: Se eu fosse até o bar, poderia relaxar, bem que eu mereço.
Atitude: Antes que à vontade de ir ao bar aumentasse, falei para o José que eu estava fazendo um plano de recuperação da minha história, e que isto incluía em não beber. Bem que eu gostaria de ir ao bar, é tão legal encontrar com todo mundo, mas eu preciso seguir meu objetivo.
Resultado: Funcionou.
Posicione sua situação de risco com base no exemplo acima:
Situações de Risco
Sentimento
Pensamento
Atitude
Resultado
Balanço das Situações Protetoras durante a semana
Com o auxílio de sua agenda faça uma lista de todas as situações e fatores que protegeram você de usar alguma spa durante a semana.
Balanço das Situações Provocadoras durante a semana
Faça uma lista de todas as situações que possam ter vindo à provocar o desejo do uso de spa´s durante a semana.
Balanço das fissuras
Faça uma lista de todas as situações que podem ter provocado vontade de usar spa´s durante a semana.
Agenda do fim de semana
Cite as situações protetoras do fim de semana
Cite as situações que você julga ser provocadoras
Pensando nas situações provocadoras você consegue detectar alguma situação de risco?
Quais estratégias você irá adotar para fazer frente as situações de risco em seu final de semana? Liste-as:
Liste quais as pessoas que se beneficiam diretamente com o seu Tratamento de Dependência Química:
Liste quais as pessoas que se beneficiam indiretamente com o seu Tratamento da Dependência Química:
Nenhum comentário:
Postar um comentário