quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Coach Comportamental para TDAH



Uma das primeiras perguntas sobre tratamento é: precisarei de terapia? Vem então à cabeça a imagem de uma sala com divã, o cliente deitado falando, falando, falando... Pensa-se em um tratamento sem prazo para terminar e sem objetivos muito claros...



Nem todos os portadores de TDAH precisam de uma terapia comum ou Psicoterapia Comportamental-Cognitiva - isto vale para todas as pessoas. Fazer terapia é uma atividade que pode ser muito importante, por várias razões. Mesmo pessoas que não sofrem nenhum tipo de transtorno psiquiátrico podem obter muitos benefícios com ela.



Se nem todos as pessoas com TDAH precisam de Terapia, para que serve o Coach?



Adultos com déficit de atenção não formam um grupo homogêneo. Parte deles conseguiu - por esforço pessoal ou devido à sua estória pessoal de vida, ao ambiente em que foi criando - desenvolver estratégias que permitissem superar - ou pelo menos minimizar - o impacto negativo do transtorno. Outra parte, desafortunadamente, teve menos sucesso nestas tentativas. Estes são os adultos que precisam de tratamento.



Há algumas características centrais comuns aos adultos com TDAH. Estas características são prejudiciais à própria pessoa - normalmente são parte dos motivos que levam a buscar tratamento - e também às outras pessoas ao redor - família, parceiros de trabalho, amigos.



Dentre as características que são mais nocivas estão a impulsividade, baixa tolerância à frustração, variações súbitas de humor, desorganização, rigidez, inflexibilidade, dificuldade em encontrar satisfação e dificuldade em experimentar empatia.



São as interações - com pessoas e com o mundo ao nosso redor - que constituem-nos enquanto seres individuais, determinando nossa forma de pensar, agir e sentir. Infelizmente, no caso de adultos com TDAH, boa parte de sua história pessoal é repleta de interações com outras pessoas que produziram fortes impactos negativos sobre a auto-imagem e auto-estima.



O Coach Comportamental é uma atividade voltada para adultos. Tem por objetivo ajudar o cliente em questões específicas, ligadas a objetivos e metas pessoais. O foco do coach é mais limitado, comparado à terapia - é indicado quando as queixas do cliente são bem definidas e quando não há sofrimento emocional importante.



O Coach assemelha-se mais a um treinamento, com o objetivo de desenvolver uma habilidade específica. O coach age como um treinador, direcionando e estimulando o cliente com técnicas dirigidas aos objetivos do caso.



Para clientes com TDAH, o Coach pode incluir o desenvolvimento e aprimoramento das habilidades de gerenciamento / organização pessoal e do tempo, a capacidade de planejamento e tomada de decisão, o manejo do estresse e a assertividade, entre outros focos. Os objetivos do Coach são absolutamente individualizados, refletindo as necessidades únicas do cliente.



O IPDA - Instituto Paulista de Déficit de Atenção dispõe de programas de coach especialmente desenvolvidos para adultos com TDAH e co-morbidades:



** Coach para ampliação de potencial profissional

** Coach para melhoria de relacionamentos interpessoais e conjugais

** Coach para gerenciamento da vida doméstica e familiar (especial para mulheres)



Todos os programas de Coach do IPDA - Instituto Paulista de Déficit de Atenção - podem ser realizados em conjunto outros tratamentos: Biofeedback, Neurofeedback, Terapia Comportamental-Cognitiva ou medicação, a depender da avaliação do caso. Qualidade de Vida e PerformanceInstituto Paulista de Déficit de AtençãoSobre o IPDAHomeO que é TDAHDiagnosticar TDAHTestes OnlineTratar TDAHDepoimentosArtigosSaiu na MídiaCursos OnlineLoja VirtualBlog IPDAFale com a EspecialistaMarcar ConsultaÁrea Restrita

Cadastre-se
aquiNewsletterDDA - Info
Assine a Newsletter
do IPDARecomende este SiteFale com a Especialista
em TDAHCoaching para
Alta Performance
Life Coaching © 2007 - IPDA - Instituto Paulista

Nenhum comentário:

Postar um comentário