terça-feira, 20 de setembro de 2011

PROGRAMAÇÃO NEUROLOLINGUÍSTICA

PNL é a programação do sistema nervoso através da linguagem e da comunicação, para alcançar resultados desejados.

O que a PNL propõe é que podemos fazer melhores escolhas, desde que para isto saibamos previamente o que e como fazer.

Utilizando os princípios da PNL é possível descrever como os seres humanos organizam e estruturam seus processos de: Pensamento,
Sentimento,
Comportamento e
Experiências sensoriais.

A PNL é um padrão de comunicação lingüística que induz a pessoa a construir ou reconstruir (Programação) uma informação ou experiência a nível neurológico (neuro).

FORMAÇÃO DA MENTE

Podemos dividir a mente basicamente em duas áreas: a mente consciente e a mente inconsciente.
O consciente é aquela parte de nossa mente que está relacionada com nossa atenção. Neste sentido, tem uma função bastante específica: o pensamento (organizar, julgar, decidir, discernir, raciocinar...)

Já o inconsciente, ocupa a maior parte da área mental. É como se fosse uma grande piscina (o inconsciente) ao lado de um copo d´água (o consciente). Seu funcionamento como um todo ainda é um mistério.


O que sabemos é que no inconsciente são gravadas nossas memórias. O conjunto delas forma sistemas complexos, que chamamos de Programas Internos.
Ao contrário do consciente, o inconsciente não faz diferença entre o REAL e o IMAGINÁRIO. Para que seja instalada uma nova memória – seja ela útil ou não – basta unir a um pensamento qualquer, uma forte emoção. Esta é a base da lógica para a instalação de uma memória..


A MODELAGEM

“...é o processo de observação e mapeamento dos comportamentos e atitudes das pessoas bem sucedidas e realizadoras.”(Tom Chung)

Durante o processo de modelagem, OBSERVAMOS atentamente o que a pessoa FAZ fisiológica e mentalmente em nível de pensamentos, sentimentos, comportamentos e estados, para produzir determinada experiência. Separamos cada passo do processo, descobrindo o encadeamento da estratégia da pessoa. Desta forma, o que temos nada mais é do que um manual de COMO fazer algo com a mesma precisão que outra pessoa o faria.

Período de Imprint (07) – Programação básica do Inconsciente.
O período de Modelagem ocorre entre os 07 e 14 anos, quando a criança começa a perceber que existem outras pessoas além dela mesma. Ela passa a observar o comportamento dos amigos, familiares e ídolos, e literalmente copia (modela) os mesmos. Os valores mais importantes acerca da vida, são formados durante esta fase. São baseados em ONDE você estava e NO QUE estava acontecendo ao seu redor.
Período de socialização (14 a 21) – Período onde o indivíduo forma seus valores sociais de relacionamentos, muitos dos quais são usados até o fim da vida.
Através da Modelagem podemos alcançar um outro processo – RAPPORT definido como “ o modo como as pessoas se relacionam onde existe confiança...” É uma atitude, uma ação. É modelar “o jeitão de outra pessoa”.


PRESSUPOSTOS DA PNL

1. Todos possuem um Modelo de Mundo (mapa mental da realidade), que utilizam como referência para interagir com a realidade externa e interna.
2. As experiências possuem uma estrutura (podem ser modificadas).
3. As pessoas já possuem todos os recursos de que necessitam.
4. Todo comportamento tem uma intenção positiva.
5. É impossível não se comunicar.
6. O significado da sua comunicação é a reação que você obtém.
7. Não existe fracasso, apenas resultados.
8. Se o que você está fazendo não está funcionando, faça outra coisa.
9. Corpo e mente fazem parte do mesmo sistema.
10. Se uma pessoa pode fazer algo, você pode aprender a
fazê- lo também.
11. As pessoas são 100% responsáveis por seus pensamentos, comportamentos e, portanto, por seus resultados (causa - efeito).
12. Há sempre um novo pressuposto para aprender.





PERCEPÇÃO SENSORIAL

Compreendemos o mundo através de nossa Percepção Sensorial – visão, audição, tato, gustação e olfato. Ela serve como um sistema receptor, Canal de Entrada para as informações que nos chegam através das experiências.


ACUIDADE SENSORIAL

É a capacidade de fazer pequenas distinções entre os sistemas visual, auditivo, tátil, olfativo e gustativo. Tendemos a aperfeiçoar nossa Percepção Sensorial na mesma medida que expandimos e desenvolvemos nossa Acuidade Sensorial (quanto mais você, conseguir detalhes, mais você conseguirá perceber diferenças e semelhanças nos padrões comportamentais, emocionais e/ou lingüísticos).


RECURSOS

Acumulamos desde o nascimento, uma extraordinária quantidade de aprendizagem e habilidades que estão armazenadas e disponíveis em nosso cérebro e no nosso Sistema Nervoso. A estes aprendizados e habilidades adquiridas damos o nome de Recurso e estão disponíveis para nós a qualquer momento, desde quem saibamos acessá-los.
Em PNL, utilizamos dois tipos de recursos:
. Recursos Internos (estados emocionais).
. Recursos Externos (experiências).
Os recursos são os “equipamentos” que a pessoa necessita para trilhar um caminho – estratégia - que o conduza adequadamente ao seu objetivo (Estado Desejado).


SUBMODALIDADE.

A PNL possibilita uma forma de examinar o aprendizado humano, o que chamamos de Experiência Subjetiva

Experiência Subjetiva – Conjunto de aprendizagens, que estão alocadas em nossa Mente Inconsciente, em forma de (Memória Longa). O Conjunto destas memórias, forma sistemas complexos que identificam como Programas.
O cérebro é um Sistema de Arquivamento, e não um sistema para “reescrever” as informações ali contidas. Uma vez arquivada, não é possível apagar as informações, logo você não pode reescrever seu passado. O que você pode fazer sim é ensinar sua mente a percorrer um novo trajeto, dando numa nova direção.
Um dos objetivos da PNL é de que as pessoas apreendam a modificar sua própria experiência e a controlar o que acontece em sua mente.

Outra coisa que aprendemos a respeito do funcionamento do campo da mente, é que o cérebro não pode ser desligado, ou seja, ele está sempre em funcionamento. Se não for dado a ele uma atividade específica, ele continuará a funcionar por conta própria. A mente humana segue ordens. Depois que você, ou alguém colocar uma informação em sua mente, esta ficará “rodando” até que você, ou alguém, dê uma nova ordem, orientando-se a tomar uma nova direção.

‘Muitas pessoas são prisioneiras dos seus próprios cérebros... se você não indicar o caminho para que seu cérebro faça, ou bem ele irá fazer o caminho da melhor maneira que puder ou então outra pessoa indicará o caminho para você – e nem sempre com a melhor das intenções.
(“Usando a sua Mente –Bandler, R.).


A Mente Inconsciente funciona através de Submodalidades:
a) Submodalidade Visual (cor, brilho, luminosidade, movimento, tamanho da imagem, tamanho dos personagens em relação ao sujeito...)
b) Submodalidade Auditiva (com ou sem som, alto ou baixo, o volume, ritmo, vozes, eco...)
c) Submodalidade Cinestésica (temperatura, odor, carícia /tapa, sensação, emoção, sabor, deslocamento do ar/ vento,brisa...).

As submodalidades de uma experiência são os códigos que identificam o efeito e a intensidade do seu significado.
Ao modificar os códigos, você estará modificando a experiência do Modelo de Mundo.


A FORMAÇÃO DA LINGUAGEM-SISTEMA DIGITAL

A linguagem é uma representação da experiência humana, e não a experiência si, a linguagem é um modelo.

Utilizamos a linguagem de duas maneiras:
-para Representar o mundo internamento
- para Comunicar aos outros, o que foi representado.

Interferências:
-Generalizar (experiência em lei)
Ex: “Ele nunca me escuta”
- Omissão (focalizar em um aspecto da experiência em discernimento de outros)
Ex:” Ele me rejeitou”
Ex:”Ela é uma pessoa melhor”
Ex: Ela não me ouve”


-Distorção (mudar a realidade)
Ex:-“Ela não liga para mim.”
”Ele me odeia, pois ele não me olha”
“Se meu pai soubesse o quanto sofri, ele não teria feito isso.


RESSIGNIFICAÇÃO

É uma estratégia para dar um novo significado a experiências que aparecem em queixas do tipo:

“Sempre que o tipo X está no grupo, fico nervoso”

“Não consigo anotar nada, sou muito burro”

Para ressignificar,pergunte-se:
“Que outros significados poderiam ter esta experiência?”


PASSOS PARA ALCANÇAR OBJETIVOS PESSOAIS

“Se você não souber para onde está indo, pode terminar em outro lugar.”
(Yogi Berral)

Saber antecipadamente “o que quero” e “onde quero chegar”

Estado
Atual
Estado
Desejado




Um objetivo dentro do modelo da PNL deve ser especificado sempre de maneira positiva e afirmativa!


Preferenciador, orientado para o futuro. Por exemplo:
“Quero ter mais autoconfiança!”
“Quero ser mais organizado!”
“Quero melhorar meu relacionamento afetivo.”

Quando comparamos o Estado Atual com o Estado Desejado, é possível determinar que Habilidades e Recursos não necessários para atingir o Estado Desejado.

A fórmula da Mudança:

Estado
Atual
Recursos

Posteriormente devemos criar ESTRATÉGIAS que nos levam ao nosso objetivo.

Para alcançar objetivos Pessoais é preciso...
a) Motivação: ou desejo de....
b) Meios: ou o modo de..
c) Oportunidade: possibilidade de...













UM OBJETIVO E.S.P.E.R.T.A.O

“Meu objetivo é......................................?

specífico - quanto mais curta a frase, melhor.

imples e significativo - sem muitos detalhes

ositivo e presente - o objetivo deve ser afirmativo e no
tempo presente.
videnciado e ecológico - quais serão os sinais que você vai ver, sentir e ou escutar, que ele dará a evidência concreta de que você alcançou o que queria.Pergunte também a ecologia de forma que este não tenha NENHUMA conseqüência negativa para si e para os outros.

ealístico e responsável – o objetivo TEM que ser do tipo “realizável”. Você é o único responsável para que possa alcançar seu objetivo.

odas as área da vida: certifique-se de que seu objetivo produza efeito, que também atinja as outras áreas de sua vida.


fetivamente positivo: a diferença entre sucesso e fracasso não depende de nossa capacidade mas do estado mental e físico que vivenciamos em determinado momento. Para que este estado esteja funcionando de maneira adequada, é imperativo que o sujeito esteja num estado afetivamente positivo.

rientado no tempo: Date o objetivo, para que sua mente inconsciente saiba quando, onde e com quem deve acontecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário